sábado, 28 de novembro de 2009

Assuntos Religiosos

Quaresma.
Tempo em que nos preparamos o nosso coração para Páscoa. Neste período a Igreja nos convida a penitência ( que não é sofrimento) e oração, isto é, são 40 dias penitência e conversão. Isto é “ Converter-se e acreditar na Boa Notícia” (Marcos 1,5)
Quaresma: É tempo de crescer mais diante de Deus, de viver mais a fraternidade, rezar mais e melhor, privar-se de alguma coisa pelos outros, preparar o nosso coração para a Páscoa de Jesus e a nossa.
A Quaresma inicia na Quarta- feira de Cinzas, e vai até a Celebração da Última Ceia, na Quinta-feira Santa.
NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS E NA SEXTA-FEIRA SANTA, nestes dias não se come carne.
Sempre neste período da Quaresma é lançado a Campanha da Fraternidade e onde são realizadas as novenas.
TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE. - 2009 – A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA

CINZAS : Elas são usadas em sinal de penitência, de conversão, de luto pelo pecado. Reconhecemos que todos somos iguais, pecadores e que juntos, devemos trabalhar pela mudança de vida.

BENÇÃO DOS ÓLEOS: Cada ano o Bispo se reúne com todos os padres e com o povo para benzer os óleos usados nos sacramentos. EX. Batismo, Crisma, na Ordenação de Bispos, Padres e dedicações de Igrejas e Altares, na Unção dos Enfermos.
O ÓLEO é sinal da bênção Divina. Ele penetra profundamente. Assim, ele se torna sinal do Espírito de Deus.

VIA-SACRA: É uma devoção popular que a Igreja procura valorizar, acrescentando leituras e procurando fazer a ligação com a vida do povo sofrido, injustiçado, desempregado e doente....

RAMOS: é a comemoração da entrada do Senhor em Jerusalém para realizar o seu Mistério Pascal. O Cristo é reconhecido pelo povo como Messias que vem realizar todas as promessas dos Profetas: Justiça para os pequenos,amor e misericórdia, em vez de grupos poderosos dominando o povo, plena comunhão com Deus.

TRÍDUO PASCAL

O TRÍDUO PASCAL é o centro de todo Ano Litúrgico e começa com a Missa da Quinta- Feira á noite e termina com as vésperas no Domingo da Páscoa. O ponto alto é a Vígilia Pascal, na qual celebramos a Ressurreição do Senhor.
QUINTA-FEIRA SANTA: Lembra- nos, a ocasião em que Jesus lavou os pés dos apóstolos.
Algumas igrejas encenam essa passagem numa cerimônia chamada “lava-pés”. É também o dia em que se celebra a Ceia do Senhor com a Instituição da Eucaristia. Foi quando aconteceu a primeira missa ( na Bíblia, esta passagem está registrada no trecho que narra a última ceia de Cristo com os apóstolos, na qual ele institui a Eucaristia, conforme veremos mais tarde).
SEXTA-FEIRA SANTA: É o dia da Paixão de Jesus, dia de lembrar morte de Cristo. Nosso povo faz procissões, via-sacra, se confessa, observa o silêncio, faz jejum. É um dia especial, pois o sofrimento de Jesus é lembrado pelo povo como sofrimento de todos. São as cruzes que os oprimidos, os pobres, marginalizados carregam. Nas comunidades realizam-se a Via-Sacra e a procissão do Cristo Morto. Neste dia não se celebra nenhuma missa, mas é distribuída a comunhão, que significa a certeza da presença de Cristo vivo solidário em nosso sofrimento.
SÁBADO SANTO:Na noite de sábado, os cristãos lembram a ressurreição. É o fim das trevas, da escuridão e da morte.
Acontece a benção do fogo, quando o padre acende uma grande vela, o Círio Pascal. Nela estão gravadas uma Cruz e as letras alfa e ômega, a primeira e a última letra do alfabeto grego, simbolizando que Cristo é o principio e o fim de todas as coisas.
O Círio Pascal representa Cristo Ressuscitado, e é aceso durante todas as celebrações litúrgicas até a festa de Pentecostes( envio do Espírito Santo), quando se encerra o tempo Pascal.
No sábado de Aleluia também é abençoada a água, que recorda o nosso Batismo. A palavra de Deus, nestes dias lembra as vitórias do Povo de Deus no passado. A Igreja toda está alegre: Nosso Senhor está vivo no meio de nós Aleluia.

DOMINGO DA PÁSCOA (RESSURREIÇÃO) : Quando a Igreja celebra sua maior festa. Há missas com cantos de alegria e ressurreição, pois a vida venceu e JESUS está vivo em nosso meio.

Ascenção.
Ascensão: Jesus foi rejeitado e condenado a cruz. Agora, Deus o faz sentar a sua direita e lhe dá o poder de julgar e governar o mundo inteiro. Antes de subir ao céu ,Jesus envia os Apóstolos a proclamar a sua mensagem a todos os recantos da terra.

Tempo Pascal.
Consta de 50 dias , entre o Domingo de Páscoa e de Pentecostes. É considerado como uma só grande festa da Ressurreição.
A característica é o canto da Aleluia , a cor Branca (toalhas) e a alegria que se traduz nas musicas e no Círio Pascal.

Pentecostes: Celebrado 50 dias depois da Páscoa. É a vinda do Espírito Santo ,isto é Jesus enviou do Pai o Espírito Santo aos Apóstolos para que ele infundisse na Jovem Igreja (humanidade) a força e a vida divina. Pois os Apóstolos e seus discípulos somente iluminados e fortalecidos pela luz do alto tornaram-se capazes de realizar a obra que lhes foi confiada pelo seu fundador. Eles receberam a graça para entender a palavra de Cristo em toda a sua profundidade e anunciá-la aos povos sem erro e sem temor. Receberam do Espírito Santo também o dom de operar milagres e falar em línguas diferentes.
O Espírito Santo é força renovação de todos os tempos.
O período de Pentecostes vai até a festa do Cristo Rei (Corpus Christhi), onde com alegria em Cristo ressuscitado festeja-se a Ressurreição e a vida Eterna ( Jesus continua vivo entre nós).
Em Pentecostes inicia a missão dos Apóstolos e de seus discípulos,nasce a igreja e começa a formação das comunidades.
É a conclusão do tempo Pascal.


É Deus.
É Deus
Alguma vez sentiste o desejo de fazer uma coisa agradável por alguém a quem tens carinho?
É Deus
que te fala através do Espírito Santo.
Alguma vez sentiste tristeza e solidão, embora parecendo que alguém está ao teu lado?
É Deus
que te acolhe através de Jesus Cristo.
Alguma vez ao pensares em alguém que te é querido e não vês há muito tempo, acontece que de repente encontras essa pessoa?
É Deus
Porque o acaso não existe!
Alguma vez recebeste algo maravilhoso que nem tinhas pedido?
É Deus
que conhece bem os teus segredos do teu coração.
Alguma vez estiveste numa situação muito problemática sem teres a menor idéia de como resolver e de repente a solução aparece?
É Deus
que toma os nossos problemas nas suas mãos.
Alguma vez sentiste uma imensa tristeza na alma e de repente é como se um bálsamo fosse derramado e uma paz inexplicável invade teu ser?
É Deus
que te consola com um abraço e te dá esperança.
Alguma vez te sentiste tão cansado da vida, a ponto de querer morrer...... e de repente um dia, sentes que tens força suficiente para continuar?
É Deus
que te carrega nos Braços e te dá descanso.
Tudo é melhor quando......
É Deus Que Está A Frente De Tudo!!!
Pensas que está mensagem te foi entregue por acaso?
Foi Deus que tocou os nossos corações e nos fez lembrar de vocês , mas porque são importantes para Deus e para nós, e nós amamos vocês irmãos em Cristo.

Corpus Christi.
Corpus Christi – Manifestação Pública eucarística, realizada somente pela Igreja Católica.”Cristo se faz presente na Hóstia Consagrada”.
Está solenidade é realizada numa quinta-feira depois de Pentecostes, pois a última ceia de Cristo com seus apóstolos foi realizada na Quinta-feira Santa.(No ano de 2009,foi realizada 11/06/2009).
A igreja católica tem comprovações de milagres eucarísticos.

Santíssima Trindade.
Santíssima Trindade – Solenidade da Santíssima Trindade é realizada sempre depois de Pentecostes, cujo nome pelo qual fomos batizados, e a nossa missão como cristãos consiste em confessar de público nossa fé no Pai Criador, no filho Redentor e no Espírito Santo Santificador.(No ano 2009, foi realizada 07/06/2009).
O Cristão anuncia a Boa Nova da salvação com a palavra, com a oração, com o testemunho e com a ação.

Corpus Christi.
Corpus Christi – Manifestação Pública eucarística, realizada somente pela Igreja Católica.”Cristo se faz presente na Hóstia Consagrada”.
Está solenidade é realizada numa quinta-feira depois de Pentecostes, pois a última ceia de Cristo com seus apóstolos foi realizada na Quinta-feira Santa.(No ano de 2009,foi realizada 11/06/2009).
A igreja católica tem comprovações de milagres eucarísticos.

Santíssima Trindade.
Santíssima Trindade – Solenidade da Santíssima Trindade é realizada sempre depois de Pentecostes, cujo nome pelo qual fomos batizados, e a nossa missão como cristãos consiste em confessar de público nossa fé no Pai Criador, no filho Redentor e no Espírito Santo Santificador.(No ano 2009, foi realizada 07/06/2009).
O Cristão anuncia a Boa Nova da salvação com a palavra, com a oração, com o testemunho e com a ação.

A criação do ser humano

Depois de ter criado o mundo, no sexto dia Deus fez o ser humano (Gênesis 1, 26-31).
Em seu estado original o ser humano era muito bom em todos os sentidos:
- O corpo era perfeito (Potencialmente imortal – Gênesis 2,17 ; Romanos 5,12)
- A relação entre Deus e o ser humano era perfeita (Gênesis 1,21)
- A relação entre homem e mulher era perfeita (1 Corintios 11,7 – 9)

OBS: Evolução??? Baseia-se em teorias humanas e não em fatos. A Bíblia é um documento ditado por Deus, por isso é muito importante crer nela.

A queda em pecado

Após a queda em pecado, o ser humano perdeu várias coisas:
- Perdeu a imagem de Deus (Trocou a comunhão com Deus Pela comunhão com o diabo)
- Passou a ter medo de Deus (Gênesis 3,8)
- A relação entre os seres humanos mudou (violência, banditismo, injustiça)
- O ser humano teve reduzido o seu domínio sobre a natureza (A terra amaldiçoada. Gênesis 3,17)
- O ser humano teve seu físico enfraquecido. Seu corpo não é mais imortal, precisa de proteção (Gênesis 3,16-19)

A queda em pecado trouxe miséria e angústia para Adão e Eva, e para todos os seus filhos (Romanos 5,12)
- História Caim e Abel – dois irmãos (Filhos de Adão e Eva) – Gênesis 4,1-16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário